Vidro temperado ou laminado: qual o vidro mais resistente?

por klauzer17@

Vidro temperado ou laminado: qual o vidro mais resistente?

por klauzer17@

por klauzer17@

O vidro é um material moderno, versátil e que traz sofisticação aos projetos, cada vez mais presente na construção civil, mas é importante escolher o vidro mais resistente para cada situação!

Mais do que janelas, os vidros passaram a compor o design e são parte importante de um projeto. Antes de tudo, a segurança é um fator decisivo na escolha do tipo de vidro para cada projeto! Não existe um vidro melhor, sim um mais resistente para cada tipo de aplicação.

O vidro oferece isolamento acústico e térmico e pode ser utilizado em projetos simples até os de grande porte. Também é possível usar o material para diferentes funcionalidades, que você vai ver a seguir.

Os vidros mais utilizados na construção civil são o comum, temperado e laminado. Mas qual será o mais resistente?

Veja abaixo as características e usos para cada tipo de vidro.

Vidro comum:

Antes de mais nada, vamos conhecer o vidro comum. Como o próprio nome diz, o vidro comum é o tipo mais simples. Normalmente é vendido por um baixo custo. Por outro lado, possui baixa resistência mecânica, o que significa que é mais fácil de quebrar. Além disso, oferece mais riscos, porque ao quebrar, os cacos são pontiagudos e cortantes. Assim, não é o vidro mais resistente.

Vidro temperado:

O vidro temperado oferece a vantagem de que os cacos, ao quebrar, são pedaços menores e mais arredondados. Dessa forma, oferece menos risco que o comum. Também é cinco vezes mais resistente que o comum. Muitas vezes, uma opção para os projetos é o uso do vidro temperado com película, o que significa que o vidro tem, ainda, uma nova camada de proteção. Em contrapartida, a desvantagem é que esta camada precisa de certa manutenção, o que gera custos.

O processo de fabricação do vidro temperado é chamado têmpera. Neste processo, o vidro sofre um choque térmico, ficando mais resistente. Depois de temperado, ele não poderá mais ser cortado e nem furado. Desta forma, não há possibilidade de reparos.

Indicado para boxes, fechamentos de muros, etc.

Vidro laminado:

O vidro laminado é chamado de vidro de segurança, composto por duas lâminas de vidro interligadas. O vidro laminado é menos resistente que o temperado, tem menor resistência a impactos frontais.

O processo de fabricação do vidro laminado une duas placas de vidro e uma de segurança no meio, que se parece com um filme plástico, sob calor e pressão. Como resultado, caso o vidro quebre, esta retém os cacos, tornando-o mais seguro em caso de acidentes.

Indicado para divisórias, claraboias, para-brisas, sacadas, coberturas, guarda-corpos.

 

Top